Decorreu no dia 17 de janeiro na Azenha a 1ª sessão de “histórias cultivadas”, um projeto de promoção do livro, da leitura e da música junto dos seniores, concebido e orientado pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino , em parceria com as IPPS do concelho de Torres Vedras e outros.
Estiveram presentes cerca de 40 seniores dos Lares de S.Pedro da Cadeira, Silveira e Torres Vedras, acompanhados pelos funcionários das respetivas instituições, orientados pela representante da Fábrica das Histórias e animados por 4 professores e tocadores de música da Escola Luís Maldonado Rodrigues da “Física” de Torres Vedras. Depois de uma leitura do resumo do livro Emigrantes de Ferreira de Castro, seguiu-se uma partilha de emigrações vividas pelos participantes ou familiares, encerrando com um momento musical no qual o grupo interagiu bastante, cantando e batendo palmas. Foi ainda servido um chá e quem quis fez uma visita livre à azenha e a casa do moleiro, espaços que antes haviam sido apresentados e contextualizados pela presidente da Direção da Pró-memória.
Uma tarde muito apreciada pelos participantes. A Pró-memória orgulha-se de poder ter feito parte deste encontro, cedendo o espaço.
Continua recetiva a outras propostas e atividades.