Artigo

Fragmentos da História do Séc.XX -Freguesia de A dos Cunhados

Publicado em 11/12/2021 under Edições Pró-Memória
Fragmentos da História do Séc.XX -Freguesia de A dos Cunhados

Sinopse:

Este livro está dividido em duas partes.

Na parte I pode ler-se a contextualização histórica deste século na freguesia, da autoria da historiadora Maria Natália Silva.

A parte II, coordenada por Maria da Graça Lourenço, contem 75 textos de 67 autores e conta as memórias dos mesmos, registadas na 1ª pessoa. Falam dos ofícios e profissões, de factos e atividades do Séc.XX que vivenciaram ou ouviram de seus pais, na então freguesia de A dos Cunhados.

Apresentação:

A edição deste livro surge da necessidade de materializar a partilha de memórias que se foi fazendo ao longo de vários anos na Pró-Memória, mas que se acentuou, de um modo sistemático, em janeiro de 2020.

Inicialmente foram recordados ofícios já extintos, mas a pouco e pouco surgiram outras profissões e atividades que ainda existem, mas que nada têm a ver com o que foram no século passado. Também momentos de convívio e acontecimentos históricos que de algum modo marcaram as suas vidas acabaram por emergir das suas memórias.

Deste modo, da ideia inicial da Pró-Memória em editar uma brochura com um pequeno número de relatos, passou-se para uma considerável quantidade de textos que foram redigidos pelos próprios intervenientes ou pelos familiares ou ainda que foram contados oralmente e passados a escrito pela coordenadora da obra, respeitando o que lhe foi narrado. De textos muito pequeninos ou outros com páginas e páginas de conversas curtas ou que duraram quase uma tarde inteira, se foi modelando o que se poderia fazer. E nasceu assim, o miolo desta edição, ancorado em tudo o que foi relatado, abrangendo as mais diversas áreas, ligadas pelos afetos e pelos fios indeléveis da memória e da saudade. Foi mantida a narrativa sempre na 1ª pessoa, fossem vivências ou memórias, trabalho ou lazer, sofrimento ou festa, ou ainda guerra e pobreza. Tudo, pedaços da história da nossa freguesia no século XX, com nomes e com rostos.

Para contextualizar estas memórias pessoais, a Pró-Memória convidou a historiadora Natália Silva para, de forma sucinta, enquadrar nos principais acontecimentos da História Nacional do século XX, os momentos vividos de um modo mais particular na nossa freguesia.

Esta obra retrata o espírito que a Pró-memória tem tido nestes 24 anos de existência e que são o seu grande objetivo: preservar o património e divulgar a cultura. E que património nos é dado a conhecer! Tanto que se aprende com todos estes participantes, alguns nos seus noventa anos, outros mais jovens que foram procurar saber as suas raízes nas memórias dos seus pais. E por isso, também surgem netos a falar dos seus avós.

0 Comentários

Leave a Reply