O Centro de Interpretação da Azenha de A dos Cunhados, pertença da Pró-memória, Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados, situado no edifício da azenha foi inaugurado no dia 21 de maio de 2023. Este espaço, é o resultado de um sonho que nasceu Museu (há 25 anos), passou por ser azenha (recuperada) e acabou sendo uma azenha musealizada, se assim o quisermos dizer, e possui, ainda, uma biblioteca e uma sala de leitura.

Além de narrar cerca de 400 anos de história da azenha, o Centro de Interpretação, permite visualizar as várias fases de recuperação do edifício e o labor de quem aqui trabalhava. Mesmo que o visitante não presencie o funcionamento, dois ecrãs ajudam a perceber como era o moinho de vela americana que existia sobre o edifício e o ciclo do cereal.

Assim, a Pró-Memória concretiza um projeto que preserva o património e promove a cultura, mantendo a memória e as tradições, potenciadoras de uma identidade local que se pretende fortalecer

O Centro de Interpretação da Azenha está aberto a visitas, de quinta feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17.30h. A Entrada é gratuita.

Pode solicitar visita guiada, mediante marcação, ou aproveitar as que vão sendo agendadas. A moagem propriamente dita, com todos os engenhos a funcionar, terá dias marcados ou será agendada para grupos, mediante um custo para o trigo, assumido pelo grupo.