Artigo

“Histórias Cultivadas”| Sessão de leitura em voz alta e crítica literária

Publicado em 7 Dezembro, 2013 under Actividades
“Histórias Cultivadas”| Sessão de leitura em voz alta e crítica literária

Mais uma actividade se realizou no espaço da Azenha em A dos Cunhados, em parceria com a Fábrica das Histórias e Clube SéniorTorres vedras.
Ouvimos um conto de Manuel Torga, lido pela animadora Gisela Canelhas, relacionámos algumas das suas expressões com a de outro conto “Ali Babá e os 40 ladrões e contámos também as histórias das nossas memórias onde não faltaram as de lobisomens que assustavam miúdos e graúdos, as do homem do saco e a do Zezinho (um pouco arrepiante) que se contava às crianças. Ao som do violino, passámos para um conto de Natal e daí para as nossas tradições nessa época.

A actividade era dirigida a Graúdos (amantes do livro e da leitura e todos aqueles que o vão passar a ser) e acredito que o objectivo foi conseguido. Eu, pessoalmente, fiquei com vontade de mais tardes destas, até porque no final nos aconchegámos num chazinho quente.
Fica o desafio, em meu nome pessoal e no da Pró-memória: vamos marcar uma tarde por mês para ouvirmos e contarmos histórias?

A Pró-memória tem já muitos registos da nossa história colectiva, talvez falte esta faceta mais particular. E há sempre mais a acrescentar. Nesta tarde, bem como logo no dia seguinte, aprendi mais umas, sinal de que as pessoas ficaram despertas. Foi também assim que a associação começou. Quem se lembra dos serões e das tardes de domingo, assim passadas, já lá vão 17 anos? Alguns deles já não estão entre nós, mas muito contribuiram para o nascimento da Pró-memória que se constituiu como associação para preencher este espaço cultural e etnológico que não existia na freguesia.
Vamos continuar?
Novas notícias surgirão. Vamos ficar atentos às vossas sugestões.

Tagged: , , ,

0 Comentários

Deixar uma resposta