Artigo

Arraial Popular e Feira Oitocentista

Publicado em 25 Agosto, 2011 under Eventos
Arraial Popular e Feira Oitocentista

feira2011aNo dia 25 de Junho de 2011, por iniciativa da Pró-Memória realizou-se, conforme o previsto, o Arraial Popular com a actuação do Rancho Tradicional de Cinfães, no espaço contíguo às nossas instalações.

O público participou de uma forma animada, interagindo com os elementos do Rancho que os convidavam a dançar.

No dia 26 teve lugar a realização da Feira Oitocentista. A animação esteve a cargo dos Grupos de Gaiteiros da Freiria (manhã) e Rufos e Roncos da Ponte Rol (tarde), actuando também o Côro Sénior do Sobreiro Curvo e o Côro Cant’Arte da Ponte Rol.

feira2011cAs milícias (soldados da época) recrutaram trabalhadores para a construção das Linhas de Torres Vedras (Guerra Peninsular) e não deixaram de dançar com as padeiras que na feira vendiam o pão, e mesmo com outras que iam buscar às bancas de venda.

Nestas bancas “mercava-se”, com trajes da época, legumes frescos, peixe seco, toucinho, carne, enchidos, queijo fresco ali confeccionado, mantas de tear, cestaria, chás e mezinhas, etc.

Não faltou o boticário, o monge escrivão/copista, o aguadeiro, entre outros. Esta actividade prolongou-se no tempo e no espaço, passando pelo sec.xx com um atelier de teatro/dramatização e uma exposição de máquinas fotográficas e chegou aos aos nossos dias com um Bar, Salão de chá e serviço de Restaurante.

feira2011eFomos assim, de 1810 a 2010, embora o centro da actividade estivesse na Feira oitocentista.

A par destas actividades, proporcionámos a visita à Casa do Moleiro e Adega, decorados “ao estilo” rural do princípio do sec.xx, antes da era do plástico.

A apreciação foi muito positiva, no geral, por parte dos visitantes e mesmo dos participantes, mas o calor que esteve nesse fim-de-semana contribuiu para que a afluência de público não fosse maior e/ou não permanecesse mais tempo no recinto.

 

Um agradecimento a todos os voluntários e apoiantes que tornaram possível a realização deste evento.

Tagged: , , , ,

0 Comentários

Deixar uma resposta